O desafio da espiritualidade bíblica no mundo pós-moderno.
5 de agosto de 2020
PNEUMATOLOGIA – Títulos do Espírito Santo
4 de setembro de 2020
Exibir tudo

Por que o cristão não deve compartilhar FAKE NEWS?

LEITURA BÍBLICA

“Ninguém faça declarações http://falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. Êxodo 23.1

O contexto na qual está inserido este texto bíblico é de um julgamento processual civil, onde pessoas são julgadas. Esta expressão – Não espalharás “notícias falsas”, na bíblia inglesa aparece como fake News. Espalhar notícias falsas é uma prática muito antiga e milenar, não é algo que surgiu agora. Com o advento das mídias (Radio, TV…) e agora com as redes socias, as notícias falsas se popularizaram, de tal maneira que há mais notícias falsas nas mídias do que notícias verdadeiras. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, realizaram um dos maiores estudos sobre a disseminação de notícias falsas na internet e concluíram que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. As notícias falsas são utilizadas para proverem ideologias, além de prejudicar ou promover um concorrente de negócio, um político, uma pessoa, um produto, uma religião, ou para ganhar dinheiro na bolsa de valores, como para aumentar clicks na internet para ganharem dinheiro. No entanto, a grande pergunta que temos de fazer é: COMO A BÍBLIA TRATA DESTE ASSUNTO, COMO NÓS CRISTÃOS PODEMOS AVALIAR ESTE ISTO, COMO TAMBÉM DE ENFRENTA-LAS A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA BÍBLICO. 

QUAL O CONCEITO DE FAKE NEWS NA BÍBLIA?

O texto bíblico de Êxodo 23.1 no hebraico, “Ninguém faça declarações http://falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada”, destaca alguns verbetes importantes que precisamos analisar o significado. O primeiro termo é “NOTÍCIA”. Em hebraico significa relato, anúncio, rumor, aquilo que você ouviu ou algum testemunho. É preciso pontuar que, quando fora escrito este texto, não havia ainda a imprensa escrita, tínhamos apenas o registro em pergaminhos. E as notícias se espalhavam por meio da tradição oral. Diante disso, as notícias traziam em seu bojo diversas versões de um mesmo fato ou acontecimento, e  simplesmente visavam o seu interesse – ou de prejudicar ou de lucrar.

Outro termo do texto bíblico que lemos e queremos destacar aqui é a palavra – FALSA. No hebraico SAOO significa desolador, mal, destrutivo, uma notícia fraudulenta, mentirosa, enganosa. A mensagem expressa na palavra de Deus é clara, a todos os cristãos, que não devemos publicar, compartilhar ou compactuar com notícias falsas.

Esta expressão notícias falsas no hebraico, englobam vários conceitos, tanto no AT, como no NT. O principal significado deste termo no hebraico e no grego é a palavra difamação. Que significa – difamar alguém, prejudicar alguém através de uma notícia mentirosa, dolosa. E dolo está aqui justamente, na intencionalidade de prejudicar o outro. A bíblia fala de falso testemunho, de calúnia, de fofoca e de julgamento descaridoso.

POR QUE EU E VOCÊ NÃO DEVEMOS ESPALHAR NOTÍCIAS FALSAS?

No versículo 23 – não, espalharás notícias falsas – Porque a palavra de Deus está proibindo que eu leve adiante noticias falsas? A primeira razão é muito simples: Isto é um mandamento de Deus! Em Exôdo 20.16 diz: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Isto é um mandamento espiritual, é o nono mandamento. A palavra falso testemunho é mesma palavra para notícias falsas. Eu não devo praticar Fake News porque Deus está proibindo. Em provérbios 6.16  -Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: Ver: 17-Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;

Uma das coisas que não é permitida por Deus é prática da maledicência. Da mentira, do falso testemunho, da calunia, do julgamento descaridoso.

Em João capitulo 8.44 temos uma segunda razão pela qual não devemos espalhar fake News.  Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Veja, a origem da notícia falsa é maligna. O diabo desde o Éden publica fake News. Ao conversar com Eva, ele já disse o que Deus disse e que não disse. Ao longo de toda história ele vai fazendo isso. Em apocalipses 12 a bíblia vai nos dizer que ele é o Acusador de nossos irmãos, ele fala inverdades o tempo todo.  

Terceira razão que a bíblia vai nos abordar é que suas consequências são destrutivas, proverbio chega a dizer que o poder da vida e da morte estão na língua, estão na comunicação. Então quando eu publico uma notícia falsa sobre uma pessoa, uma empresa, acerca de uma igreja. Eu posso destruir a vida desta pessoa, a reputação desta empresa… a muitos exemplos na bíblia: 1 samuel 22. Diz o texto que vv6 que saul mata todos os sacerdotes de NOBE, porque ele maou-os… vv9 um homem chamado DOEGUE estava com os servos de Saul e inventa uma mentira, divulga uma fake News – o texto diz… Então respondeu Doegue, o edomeu, que também estava com os criados de Saul, e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube,

Ver: 10-O qual consultou por ele ao Senhor, e lhe deu mantimento, e lhe deu também a espada de Golias, o filisteu.

Ver: 11-Então o rei mandou chamar a Aimeleque, sacerdote, filho de Aitube, e a toda a casa de seu pai, e aos sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vieram ao rei.

Ver: 12-E disse Saul: Ouve, peço-te, filho de Aitube. E ele disse: Eis-me aqui, senhor meu.

Ver: 13-Então lhe disse Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé, pois deste-lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia?

Ver: 14-E respondeu Aimeleque ao rei, e disse: E quem, entre todos os teus criados, há tão fiel como Davi, o genro do rei, pronto na sua obediência, e honrado na tua casa?

Ver: 15-Comecei, porventura, hoje a consultar por ele a Deus? longe de mim tal! Não impute o rei coisa nenhuma a seu servo, nem a toda a casa de meu pai, pois o teu servo não soube nada de tudo isso, nem muito nem pouco.

Ver: 16-Porém o rei disse: Aimeleque, morrerás certamente, tu e toda a casa de teu pai.

Doegue mata 75 sacertode, versículo 19 ainda diz Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de mama, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada.

Veja vidas foram ceifadas por causa de um a mentira, e quantas vidas são destruídas hoje, reputações são jogadas na lata do lixo por causa de uma notícia falsa.

Em 1 samuel 24.9  E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal?

Davi não queria matar Saul, Davi teve Saul em suas mãos, mas as pessoas não cansavam de dizer que Davi queria matar Saul .

Quarta razão – seremos punidos por Deus por tal pratica. A mão e a justiça de Deus virá sobre nós – Salmo 101.5 Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei.

As pessoas quando estão por trás de um teclado de computador, de um celular, fica valente…

Mateus 12.36,37

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Ver: 37-Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

Deus vai nos julgar por aquilo que dissermos, por aquilo que publicarmos…

Quem são os alvos das notícias falsas? Qualquer pessoas pode ser alvo, principalmente lideres, políticos, governantes, políticos, artistas, pessoas publicas são os alvos.

Porém, o maior alvo de fake News na história foi o povo de Deus, a igreja… Mateus 26.   Jesus foi alguém que mais sofreu fake News na história, para jesus ser condenado e morto, montaram fake News contra ele… versículo 60

60-E não o achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas; mas por fim chegaram duas,

Ver: 61-E disseram: Este disse: Eu posso derribar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.

Ver: 62-E, levantando-se o sumo sacerdote disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?

Ver: 63-Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

Ver: 64-Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

Ver: 65-Então o sumo sacerdote rasgou os seus vestidos, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.

Ver: 66-Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.

Ver: 67-Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam

Ver: 68-Dizendo: Profetiza-nos, Cristo quem é o que te bateu?

Todo o processo de condenação de Cristo foi baseado em falsa testemunhas em falsas noticias dolosas e prejudiciais.

Capitulo 28.13 diz que os judeus subordanaram …os guardas.

E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si deram muito dinheiro aos soldados, dizendo:

Ver: 13-Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.

Ver: 14-E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.

Ver: 15-E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.

Jesus ressuscitou e até hoje os judeus ainda não creem.

Atos 6. 9

E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

Ver: 10-E não podiam resistir à sabedoria, e ao espírito com que falava.

Ver: 11-Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.

Ver: 12-E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.

Ver: 13-E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;

São notícias fruto de suborno e estão contra a igreja.

Tem muito cristão que ainda se iludem com as mídias, por exemplo, a rede globo que por mais 30 anos tentam destruir os valores cristãos.

Saibam que o maior alvo de fake News desde do eden é a igreja.  

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo o mal contra vós por minha causa.

O dragão que o acusardor de apocalipses é o que persegue a igreja

Como nos devemos reagir?

A bíblia é muito simples:

Não devemos dar ouvidos as fake News, não devemos dar ocasião a elas e jamais se defender delas, pois quem proteje a igreja é Jesus Cristo, o Senhor da Igreja.

Joao 15.18 Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.

Ver: 19-Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

Ver: 20-Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se mim me perseguiram, também vos perseguirão a vos; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Ver: 21-Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome; porque não conhecem aquele que me enviou.

Prof. Me Uilson Nunes
Prof. Me Uilson Nunes
Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2019), Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela Universidade nove de Julho e Pós- Graduado no ensino de jovens e adultos pelo Centro Paula Souza e Ministério da Educação (MEC) por meio do programa Brasil profissionalizado, Graduado em Pedagogia (Uninove), Graduado em Letras - Licenciatura Plena Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá e Graduado em Teologia - Ciência da religião pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro. Atualmente é professor titular de língua portuguesa e inglesa na Etec Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera, coordenador de aplicação do vestibular Fatec Santana de Parnaíba e professor de teologia na FAESP e ETADEMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *