ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA GREGA DO NT (GREGO KOINÊ)
5 de janeiro de 2024
Exibir tudo

HERMENÊUTICA BÍBLICA PRINCÍPIOS TEOLÓGICOS DA EXEGESE

A tarefa da interpretação, pressupõe a plena compreensão do texto e, mais do que isso ainda, a compreensão da verdadeira intenção de sentido do que se manifestou. A Hermenêutica bíblica surge como ciência própria que investiga os princípios e os métodos de interpretação, voltados ao sagrado, à teologia, como também trabalha a própria concepção de significação e dos meios pelos quais os sentidos dos textos bíblicos podem ser adequados aos leitores contemporâneos.

Um dos seus principais percussores da Hermenêutica bíblica foi Martinho Lutero, século XVI. Dentre as cem teses desenvolvidas por ele, destacamos dois princípios escriturísticos: Sola Scriptura e Scriptura sui ipsius interpres (expressões latinas que significam Somente a Escritura e a Escritura interpreta a si mesma, respectivamente). Segundo o reformador, o livre exame do texto não tinha como parâmetro os dogmas da Igreja — tidos como os intérpretes da Bíblia -, mas somente a Escritura (GRONDIN, 1999).

O posicionamento de Lutero também foi de solucionar a multiplicidade de sentidos, quer dizer, as várias interpretações da Bíblia. Assim, defendeu que Cristo era a chave-hermenêutica, isto é, a partir da vida e dos ensinamentos dele é que o texto sagrado deveria ser interpretado (Lopes, 2007). Como aponta Grondin (1999), as teses de Lutero passaram a ser o estatuto oficial da interpretação protestante até o meado do século XVIII. De acordo com autor, só foi possível mencionar, pela primeira vez, uma teoria hermenêutica moderna do protestantismo através de Flacius Ilyricus (1520-1575), com sua obra Clavis scripture sacre (GRONDIN 1999, p.27, 85).

Prof. Me. Uilson Nunes

Prof. Me Uilson Nunes
Prof. Me Uilson Nunes
Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado (Lato Sensu) em Supervisão Escolar, Pós-Graduado (Lato Sensu) em Gestão Escolar, Pós-Graduado (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior e Pós- Graduado no ensino de jovens e adultos, Graduado em Pedagogia, Graduado em Letras - Licenciatura Plena Português e Inglês, e Graduado em Teologia - Ciência da religião. Atualmente é professor titular de língua Inglesa na Prefeitura de Santana de Parnaíba, Diretor de Escola Técnica na Etec Antônio Furlan - Barueri e Diretor da Escola Teológica ETADEMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *